"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Sobre urbes e estado de espírito



Visitei São Paulo e ela não me engoliu. Embora dê medo. Sempre tive medo de São Paulo. Medo do desconhecido, de não conseguir por a vista em tudo. O Rio é diferente. Você tem noção para onde está se indo.

Em São Paulo você anda embaixo da terra. A geografia agride.

Em meus pensamentos, sentiria mais segura em Paris, cidade que espero um dia conhecer, do que na terra de todos os imigrantes.

Depois de algumas poucas viagens para a grande capital – onde a garoa sempre foi minha companheira – me lancei aos túneis e desvendei alguns de seus lugares, não tão secretos, mas decididamente inesquecíveis. Neste dia, enfim, fazia sol.

E gostei. E quero voltar a provar o que provei. Porque todo mundo deve visitar um grande centro de tempos em tempos e lotar os pulmões de gente.

Vale ver vitrines (Desde que não seja em um shopping center, porque estes são os mesmos em qualquer parte do planeta, completamente previsíveis);

ouvir os vendedores de rua, experimentar as deliciosas cores e os irresistíveis aromas do Mercado Municipal;

olhar as caras cansadas de quem volta para casa no metrô, tentar imaginar como é a vida de cada um com quem passamos alguns segundos dentro de um mesmo vagão, para depois se perder e nunca mais se achar.

Em São Paulo se respira cultura, se transpira também. E se inspira.









Uma cidade assim personifica o nosso Aleph interior? Por alguns dias, com certeza.

No ato de descer a primeira plataforma, completamente sozinha, senti a coragem de Micael. (para quem não sabe, a primavera é a época de vencer batalhas internas).

Encontrar amigos que te acolhem, a cerveja gelada, os sorrisos de novos conhecidos. A despedida. E na volta solitária, o reencontro, o estar plena de vida, ouvir e dizer “te amo”.

8 comentários:

  1. Oin
    Nunca fui em São Paulo
    Mais tb tenho mto medo!!!!!
    Quem sabe vamos um dia?
    Pelo que pareçe é inspirador!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Soraya, meu medo acabou nesta viagem. E sim, vai ser muito bom visitar SP com você. Ainda tenho muito o que explorar por ali.

    ResponderExcluir
  3. São Paulo é linda!!! Eu amo essa cidade e da próxima vez que vier a gente se vê!
    Bjokas,

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeeeeei!
    Eu tb tinha medo de São Paulo. Ia sempre pra ficar com o Bruno, que era então namorado. Era guiada por ele e protegida tb.
    De repente tive que mudar pra la. Achei que ia morrer, hahaha.
    Não morri! E me apaixonei.
    Hoje amo São Paulo. E sinto a maior falta.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Também tenho o mesmo sentimento em relação a Rio e Sampa. No 1o a gente sabe pra onde tá indo. No 2o a gente acha que tá indo pra um lado e tá indo pra outro.. kkk Ou melhor, está no mesmo lado ainda! kk Lá é gigante demais.

    Mas medo nunca tive. Adoro essa sensação de não saber onde estou. Aventureira...

    Bjo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei a reflexão sobre 2009. E acredito que 2009 foi um ano de preparação para as mudanças de 2010.
    Beijos.
    Mara

    ResponderExcluir