"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pensar Saramago


Pensar, Pensar
"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma". 

R
evista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008.


A notícia me pegou já tarde da sexta-feira. Aos 87 anos, faleceu Saramago. Fiquei triste. Porque a humanidade perde um grande pensador. Fiquei alegre, por ele ter deixado um legado em que podemos inspirar nosso pensamento.

Saramago sabia escrever e tinha o dom de falar e questionar a atualidade. Talvez a sabedoria dos anos, talvez a inquietude do Ser que nunca permitiu o apagar de sua chama. Morreu e não foi para o céu, visto que era ateu. Mas tenho certeza de que será recebido por Deus, pelos bons serviços prestados à humanidade.

Catorze de Junho

Cerremos esta porta.
Devagar, devagar, as roupas caiam
Como de si mesmos se despiam deuses,
E nós o somos, por tão humanos sermos.
É quanto nos foi dado: nada.
Não digamos palavras, suspiremos apenas
Porque o tempo nos olha.
Alguém terá criado antes de ti o sol,
E a lua, e o cometa, o negro espaço,
As estrelas infinitas.
Se juntos, que faremos? O mundo seja,
Como um barco no mar, ou pão na mesa,
Ou rumoroso leito.
Não se afastou o tempo. Assiste e quer.
É já pergunta o seu olhar agudo
À primeira palavra que dizemos:
Tudo.


Poesía completa, Alfaguara, pp. 636-637

Um comentário:

  1. Saramago parecia ser imortal. Tão presente, lúcido e atual. Ele tinha razão de sentir pena de um dia ter que morrer. Fiquei triste hoje o dia inteiro, me despedindo. Beijo!

    ResponderExcluir