"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Todas as cartas de amor

Todas as cartas de amor são ridículas. Menos as de Pablo Neruda. O poeta chileno abusa de seu talento, embriaga os sentimentos. Ninguém sai em vão de sua leitura. Talvez porque com ele nos sentimos especiais. E o que buscamos a não ser a certeza de sermos singulares entre todas as criaturas?

No amor, mais do que elogiados, queremos ser escolhidos. Não por qualquer um, mas por alguém que julgamos especial diante dos outros. Alguém capaz de conquistar qualquer pessoa e que, magicamente, nos escolhe. Só somos capazes de amar, desejar, quem admiramos.


O primeiro passo do amor é o objeto de Narciso. E ao sucumbir ao reflexo das águas, embaralhamos tudo e descobrimos quem não somos. E pior, o que somos. 

Um olhar, apenas. Basta um olhar e o estrago estará feito para todo o sempre. Amamos pelos detalhes. Não é o olhar, mas aquele olhar, uma luz específica que bate no corpo, desvelando uma cena única e uma lembrança eterna. Quando perguntamos o que amamos nele (nela), o que nos vem à cabeça é o detalhe. É claro que as causas e as razões do amor não são a pele sob a luz, mas, sem aquela pele sob aquela luz sob aquele ângulo, não há razões nem causas para o amor!

Não há quem duvide do divino torpor que a paixão nos provoca. Suave embriaguez que nos deixa levitando por segundos, horas, dias, meses. Até que a chuva passe em Macondo e o mundo nos resgate ao cotidiano.

Se a paixão se esvai, o amor se enraíza. A primeira imagem, um charmoso figurino original, some em névoas por tantos afazeres. Fica a mão, a certeza do aconchego, das diferenças toleradas, das semelhanças reforçadas. O roçar dos braços enquanto se prepara o peixe, como revelou Coralina. Se a admiração acaba, o amor também acaba. Sherazade sabia disso e reinventou o amor em mil e uma noites de intimidades entre histórias e prazer.



O fogo, este é necessário reinventar. Na surpresa do ato, ainda ser capaz de elevar o ser amado a condição de especial. Isso, após o território conquistado, é o eterno desafio.



De Los versos Del capitán
Eu te nomeei rainha.
Existem mais altas que tu, mais altas.
Mais puras do que tu, mais puras.
Mais belas do que tu, mais belas.
Mas tu és a rainha.
Quando vais pelas ruas
ninguém te reconhece.
Ninguém vê a coroa de cristal, ninguém vê
o tapete de ouro vermelho
que pisas por onde passas,
o tapete que não existe.
E apenas apareces
cantam todos os rios
em meu corpo, as campanas
estremecem o céu,
e um hino enche o mundo.
Somente tu e eu,
somente tu e eu, amor meu,
o escutamos.

5 comentários:

  1. Essa carta de amor,descreve o verdadeiro amor, com palavras lindas! Me fez lembrar, do primeiro olhar...Quando conheci Noé...De como é bom amar...
    Esse poeta chileno,é muito chique! Adorei!

    Um grande abraço, Daisy.

    Obs.: Adorei também a ilustração...Senti vontade de pintar, rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. Realmente querida Malu, só quem já amou ou ama entende tudo que está escrito aí, e quem não amou deve sentir tanta inveja que de tais pensamentos que se apaixona então pelo amor, amor sonhado, amor balido... ah o amor....
    beijos
    Re

    ResponderExcluir
  3. Ah, o amor! Concordo com você que a paixão, o amor começa no detalhe. Eu sei de quem disse que a primeira coisa que fez se apaixonar foi a panturrilha do ser amado, pode? Com certeza que só quem já se apaixonou e amou de verdade pode entender.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Malu. Sensacional seu blog. Adorei o mote que pegou do Álvaro de Campos. Resposta na lata! menos as de Neruda.

    Muito obrigado pela dica que você deu no meu blog. Já é possível aceitar seguidores. Seria uma honra ter uma seguidora como vc.
    bjão
    *TOR*

    ResponderExcluir