"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Viajar é preciso

Coisa danada de boa é sair andando por aí a passear. Foi o que eu fiz. Sai pelo mundo. Conheci alguns lugares lindos que há muito sonhava estar. Fui a Paris, Amsterdam, Lausanne, Monterosso al Mar, Roma e Florença. Muito? Pouco.


Até agora a ficha está caindo. Para nós que moramos ao Sul do Equador, uma viagem dessas é longa e cara. Doze horas e meia de avião como sardinha em lata. E olha que eu sou tamanho mignon. Mas vale cada centavo. Que eu tive para investir é claro.


Não dá para contar tudo em um único post. Nem sei o que contar. Foram tantas coisas boas bem-vividas que até agora imagens e sensações vão tomando conta da minha mente e do meu corpo. A mudança mais fácil de ser notada pelos amigos é que voltei mais vaidosa. Talvez como se tivesse despertado para um mundo bem grande. Bem maior do que o meu Brasil querido que já é enorme, mas não é o Planeta.


Também voltei com uma saudade danada da minha casa, da minha cidade. Ficou uma sensação gostosa de que aonde eu vivo é muito bom. Apesar de muita coisa ruim. É aqui que conheço o padeiro, o açougueiro, o jardineiro, a velhinha do final da rua, o motorista do ônibus.


Claro que quero voltar e conhecer ainda outros lugares maravilhosos. Mas saber que faço parte de um contexto é muito importante para mim. É bom lançar-se ao infinito e ter para onde voltar e para quem voltar.


Há muitos anos passava sempre um filme na televisão do meu país chamado O Pássaro Azul. Um filme infantil onde uma criança partia em busca de uma felicidade efêmera; em busca de um pássaro azul que, como o coelho de Alice, sempre teimava em fugir.

Descontando a limitação cinematográfica da produção citada, a menina (Shirley Temple) termina a sua história retornando para a casa e encontrando o pássaro em seu jardim. Surpresa, a menina pergunta para sua mãe: Esse pássaro azul está aqui? E a mãe responde: Você nunca percebeu? Ele sempre esteve aqui.


Eu achava a mãe da menina uma sem noção. Que papo furado de quem quer prender os filhos em casa. Eu queria é correr mundo. E ainda quero. Mas hoje compreendo perfeitamente e profundamente o pássaro azul. Pertencimento é a palavra que me vem à mente para descrever o que sinto.


Voltei com vontade de coisas simples, cozinhar e plantar em meu quintal. Voltei com vontade de flutuar e dançar.
Voltei com vontade de pintar telas depois de tantos quadros e tantas cores.


Bom, tudo isso é para dizer que estou de volta. Ainda meio aérea, mas aterrissando. Espero que não muito. Porque voar é preciso.

PS. Novas músicas na Play List. Confira.

15 comentários:

  1. Viajou ou voou, cruzando os ares e os lugares?
    Quem bom vê-la poisar...

    Quanto ao que me disse, meu conto não fala de pássaros, pois o pássaro que lá é falado, de facto, nunca existiu...

    ResponderExcluir
  2. A madame tá metida, hem?

    Que bom te-la de volta, Malu.
    E melhor ainda saber que teve ferias tão proveitosas.
    Como voce bem disso, boa é a casa da gente, nosso poleiro, de onde a gente alça voo, mas sabe que estará ali quando voltarmos.
    O gostoso desses voos longos é que eles nos embriagam, nos apresentam novas cores, novos sabores, novos olhares e a gente nunca mais volta a ser como era antes. A gente cresce e revigora.
    Fico feliz com sua volta.
    Bem vinda!
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Carinhosamente venho desejar
    um feliz final de semana.
    beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  4. Não esqueça que o viajante ainda é aquele que mais importa numa viagem...

    Beijo meu e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Malu querida
    Seja bem vinda!!! Estou delirando com seu conto essa realidade das suas férias, que bom que se divertiu e se sentiu feliz ao conhecer outras partes do mundo.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  6. o que posso dizer eu que sou alma deum só lugar, que nunca vi o mundo, ao menos vivo e real, além daminha aldeia?

    ResponderExcluir
  7. Malu! Achei que tinha encerrado o blog! Ficou um tempão fora hein menina? Que felizarda...olha, vou falar: tô com inveja e estou mesmo...amo viajar e quero muito conhecer Paris, Amsterdam, Grécia, Croácia...tantos lugares, tantos...que não sei se terei tempo pra tanto ou dinheiro pra isso, mas sonhar não custa nada, né? Então, vou sonhando...Pássaro Azul? Pássaro azul está onde a gente está, ele vai com a gente aonde quer que a gente esteja... Levo o meu pra tudo que é canto...pois ele vive em mim...beijos, bem vinda de volta!

    ResponderExcluir
  8. ESTAVA COM SAUDADES DE VC...NAO TE ESCREVI APRA NAO TE INCOMODAR...
    VC DISSE TUDO..BJS

    ResponderExcluir
  9. O importante é que você está de volta e feliz.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. *Malu, tenho planos de começar a

    ECONOMIZAR o meu rico dinheirinho

    e começar a viajar !!!

    *Estou com 51 anos de idade e

    daqui + ou - 04 anos, estarei

    aposentada e minha filha,

    certamente, já estará formada na

    faculdade !!! (*Falo isso porque

    precisamos de TEMPO X SAÚDE X

    DINHEIRO para passearmos,

    viajarmos; né ?! ?! ?! ).

    *Malu, morri de inveja de *Ti

    ao ler os nomes dos países pelos

    quais você passeou !!! *Nossa !!!

    Acredito que você retornou

    verdadeiramente FELIZ para a sua

    casa e ... acredito que a

    felicidade maior foi CONSTATAR

    que o MELHOR LUGAR para você é

    a SUA PRÓPRIA CASA !!!

    *Malu, já conheci algumas

    cidades do Sul do nosso querido

    BRASIL !!! Todavia, isto faz

    MUITOS ANOS - foi em Janeiro de

    1986 !!! kkkkkkkkkkk - e , eu

    pretendo rever essas cidades :

    Florianópolis, Canoas, Novo

    Hamburgo, Canela, Gramado,

    Blumenau e por aí vai !!!

    *Malu, quero primeiro conhecer

    BEM o *Brasil !!! Depois, alguns

    países da Europa e os E.U.A.

    *Menina, tenhas uma ótima 4ª

    feira ao lado dos teus e ...

    plante lindas flores no teu

    quintal e pinte muitos pássaros

    coloridos aí nas suas telas !!!

    *Fiques com Deus.

    *Beijossssssssss.

    P.S. - *Feliz "Dia do Amigo" !!!

    ResponderExcluir
  11. Olá Malu,
    A história do pássaro azul nos mostra que, apesar de convivermos todos os dias com alguma coisa, nem sempre a notamos. Sua viagem foi lindamente descrita e espero que volte a fazer novas investidas pelo mundo. Vale muito a pena viajar, é tudo de bom!
    Já a estou seguindo, pois amei o seu blog.
    Gostaria que conhecesse meu espaço e, se gostar, me siga e deixe um comentário em minha postagem, ok? Ficarei muito feliz em vê-la por lá.
    Um grande beijo e um feliz Dia do Amigo para você.
    Maria Paraguassu.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Malú,

    Eu adoro o novo e amo estabilidade!
    E me acham contraditória, não vejo porque!!!!!rs E creio q vc tbém não.

    No meu post "Ciclo da Vida" escrevo sobre estes sentimentos entre o novo e a continuidade.

    ADOREI tua volta por ai e a volta aqui.

    "Regressar é preciso."

    Beijos, beijos

    ResponderExcluir
  14. Malú,

    Eu adoro o novo e amo estabilidade!
    E me acham contraditória, não vejo porque!!!!!rs E creio q vc tbém não.

    No meu post "Ciclo da Vida" escrevo sobre estes sentimentos entre o novo e a continuidade.

    ADOREI tua volta por ai e a volta aqui.

    "Regressar é preciso."

    Beijos, beijos

    ResponderExcluir