"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

domingo, 24 de junho de 2012

Poda de inverno


Beija-flor tesoura
Escrever é a arte de cortar palavras, alguém escreveu um dia.

E a primeira vez que li esta frase a sensação foi de estranhamento total. Depois de alguns dias refletindo, entendi. Ou pelo menos penso que sim.

Escrever é decodificar o pensamento e todo pensamento é refratário, é um fragmento de um todo. Quando seleciono meu pensamento em alguma coisa, outro lado meu, outras ideias, restarão adormecidas.  Logo, pensar é canalizar todo o sentimento em um só momento, um só aspecto da vida. Pensar é restringir. É escolha.

Escrever é a decodificação dessa escolha. Hoje resolvi pensar no ato de pensar, no mecanismo da escrita. A sedução é importante para uma boa leitura, mas o que realmente faz o que se escreve inesquecível, atemporal, é a veracidade de nossos sentimentos. Quanto mais verdadeiro for um texto, mais universal ele será. É preciso acreditar no que se escreve. É preciso ter vivenciado o que queremos que o outro compreenda.

Ser verdadeiro não significa ser superficial nem demasiadamente profundo. Isto não tem haver com exposição, tem haver com alma, com crenças.  Eu creio, eu decodifico, eu escrevo. E serei mais ou menos aceita pelos que se identificarem comigo.

Escolhi a escrita como maneira de expressão por absoluta incompatibilidade com as artes plásticas. Talvez um dia me aventure pelas palavras com os pincéis, ou quem sabe consiga realizar o sonho de modelar em argila. Por hora, fico com o desenho maus traçados da literatura. Sejam eles parcos, minguados, completamente esporádicos, é o melhor que consigo na arte de registrar minhas emoções.

Cortar palavras é a arte de registrar ideais, fazer escolhas e concretizar sonhos.

6 comentários:

  1. Mas se te pedir que justifiques as tuas opções e que expliques tuas escolhas (caso não te antecipes a fazê-lo) verás que nenhuma das palavras preteridas ficarão de fora. Usarás as palavras todas. É que nós não somos apenas aquilo que afirmamos ser, somos também aquilo que não queremos ser...

    Nunca tinha delirado isto... Foi um bom delírio?

    ResponderExcluir
  2. Malu
    Pois ao escolheres a escrita como expressão absoluta, acho que foi uma optima escolha, pois gosto imenso de te ler, continua a escrever, sempre.

    Beijinho e uma flor

    ResponderExcluir
  3. Oi, Malu!
    E você é mesmo uma bela artista das palavras, gosto do seu jeito sucinto e inteligente de expressar-se.
    um abraço carioca

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que sendo verdadeiro, mesmo se concentrando no momento, num tema especifico, não se consegue abster de encarar todos os lados da questão, até mesmo os mais obscuros.Publica-los na integra é outra história......rsrs

    bjo procê

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida
    Gostei do meio termo que vi permeando o seu post... Legal!!!
    Seja feliz e abençoada!!!
    Bjs de paz

    ResponderExcluir
  6. Malu, continue pensando e escrevendo. Registre sempre seus sentimentos. Como eu disse em uma de minhas poesias " escrever é colocar a emoção na ponta da caneta, dentro do papel"!. Letícia.

    ResponderExcluir