"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Os morangos que não mofaram

Outro dia eu e um amigo combinamos de comer manga ubá no quintal de minha casa. 

Será numa tarde com gosto de aula cabulada. Bem no meio da semana.

Ele vai chegar e tocar o sino que serve de campainha.
Melhor seria se pudesse chegar e ir entrando, anunciando-se ao som de palmas.

Antes que alguém me pergunte, as mangas, infelizmente, não nascem no meu quintal. Este é o trato. Eu entro com o lugar, ele com as mangas.
O tempo passou e ainda aguardo o dia desse encontro marcado. As agendas nem sempre permitem honrar compromissos importantes como estes. E a vida vai passando de janeiro a janeiro e cotidianamente adiamos a felicidade.


Na casa da minha avó a porta sempre estava entre aberta até o anoitecer. Até o dia em que roubaram um filtro de barro da casa vizinha e as chaves e trancas passaram a ter serventia em sua cidade.


Mesmo depois disso, o entra e sai de amigos era gostoso de se ver. Um dia, sem avisar, um primo chegou de carro trazendo um tucano que ganhara de um amigo. Tempos em que as leis do país não eram tão precisas quanto a guarda de animais silvestres.


Um dia era um tucano, no outro era um violeiro, era tanta gente que se chegava, trazendo frutas, feijão, galinha, ovos, e amizade.
E os verões eram mais alegres e os invernos mais acolhedores.


Outro dia meu amigo me ligou e me disse todo animado: vou promover a Festa do Morango em Alfredo Vasconcelos e eu, toda alegre com a notícia, logo emendei: então, já que não é tempo de manga, que venham os morangos.


Nesta deliciosa expectativa, fico esperando que o dia de fazer gazeta chegue logo, pois sei que nesta amizade não há o amargor dos morangos de Caio Fernando Abreu, mas apenas a correria das cidades grandes e das almas pequenas.

16 comentários:

  1. Que tempo maravilhoso esse que voce descreveu.
    Ainda bem que ele resiste na alma de algumas pessoas.
    Bjo grande.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm.... senti tudo. Me lambuzei de manga ubá... senti o cheirinho da cidade acolhedora, ô de casa...

    ResponderExcluir
  3. Delicioso o texto Malu! Saudades de visitar o interior destas Minas Gerais! Diz o poeta:
    - "...morar no interior do seu interior..." Felizes os que convivem com o seu interior tão rico de lembranças e afetos. Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  4. quero estar tambem nesse dia...

    ResponderExcluir
  5. Malu, como são gostosas suas crônicas...Nos remete a fatos tão remotos e necessários!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. amei,amei........vc disse tudo Malu.....temos q arrumar mais tempo p os amigos no meio desta correria de cidade grande.....
    bjnhos
    Eline

    ResponderExcluir
  7. Engraçado... este tempo, para mim, tem gostinho de broa da minha avó e cheirinho de fogão à lenha.
    Lembrança que me faz pensar como seria bom se conseguíssemos, por um instante, adiar os passos dos ponteiros do relógio.
    Lindo o texto e, como sempre, inspirador!

    ResponderExcluir
  8. O que posso dizer depois de ler isso tudo? acho que dizer não! levo os morangos o bater de palmas e o carinho pro bate papo no quintal no meio da semana. Ta todo mundo convidado!
    Bj e obrigado minha querida amiga,
    Marco

    ResponderExcluir
  9. Adorei as mangas, os morangos e as portas abertas... Quero participar deste bate papo também! Um abraço e parabéns pelo blog,
    Evandro Medeiros

    ResponderExcluir
  10. blz Malu...tb quero participar da tarde de mangas, morangos...pokan...quem sabe uma boa salada de frutas ao final com sorvete de creme....bjos

    ResponderExcluir
  11. Que lindo e muito poético !!! Me deu saudade de quando eu morava em Liberdade. Era assim mesmo. Aliás, a porta da minha casa ainda fica aberta o dia todo. Que bom que vocês vão poder se encontrar na festa do morango: antes tarde, do que nunca!!

    ResponderExcluir
  12. Ai, que bonito! Adorei, Malu! É de um saudosismo que poderia ser amargo, mas tem a doçura de quem tem fé na vida. Lindo, amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia. Este é um dos texto que eu mais gosto por aqui.

      Excluir
  13. Ai, que bonito! O texto é de um saudosismo que poderia ser amargo, mas traz a doçura de quem tem fé na vida e nas pessoas! Lindo, amiga! Parabéns!

    ResponderExcluir