"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fora da rede é lixo


Wall e. Filme para crianças?

Há alguns meses fiz um post sobre o tema Obsolência Programada e agora me vejo novamente às voltas com o tema. Fiquei fora da rede por quatro dias por conta de um roteador que, com três anos de uso, enfim, faleceu. Durou muito, me disse o técnico. Como assim, durou muito? No tempo do meu pai, as coisas eram feitas para serem herdadas. Há amiga, você está obsoleta, out, completamente por fora! 


O lance agora é mudar a cor, o formato, o tamanho. E o tempo de testes de novos aparelhos nas fábricas não ultrapassa os três meses. Olha o número três aí novamente! Seria algo cármico? Não é chute não. Um amigo que atua nesta área me disse isso após visitar uma grande indústria do ramo tecnológico. 


Mais do que uma sociedade de consumo, nos tornamos a sociedade do descarte. Neste exato momento tenho em minha casa, dados como inoperantes e irrecuperáveis, um aquecedor a gás (10 anos), uma bomba de banheira (2 anos), um aparelho de som (idade de uso estimada em 17 anos), um aparelho de vídeo cassete (16 anos) e um roteador para internet (3 anos). Sem falar de um velho micro que resiste, mas já demonstra sinais de falência múltipla dos órgãos.


Os diagnósticos são os clássicos: “Pelo preço do reparo, você compra um novo”. “Não há peça de reposição”.


Se a minha cidade tivesse mar, poderia descartar todos esses equipamentos diretamente para as praias africanas. Talvez faça contato com Vik Muniz, para que ele reutilize as peças em suas obras de arte. Mas acredito que ele já tenha um vasto material à sua disposição.


Resta-me procurar por uma dessas empresas que compram equipamentos usados. Será que vão aceitar minha bomba de banheira? Meu amigo não quis ficar com o meu vídeo cassete. Fechou a oficina que mantinha nas horas de folga. Amante da eletrônica, não resistiu aos tempos dos circuitos fechados e totalmente descartáveis. Não precisa pensar, basta comprar um novo. 


Fazendo uma busca pela internet, descobri um blog muito legal sobre lixo eletrônico. Procurava saber se existia alguma lei que prevê multa para descartes industriais. O site traz uma notícia sobre uma lei em Nova York que multará em US$100,00 quem jogar qualquer tipo de equipamento eletrônico no lixo comum. Segundo o The New York Times a medida teria início a partir de 2010. 


Em uma busca rápida, não encontrei nada como desdobramento dessa notícia. Então lanço o desafio. Alguém sabe de algum estado, cidade ou país em que alguma medida como essa já foi adotada?


A Isis me disse agora pouco pelo facebook que ultimamente só faço pergunta difícil. Pode ser, mas se nós consumidores não nos preocuparmos com o nosso lixo, não acho que alguma empresa terá por si só bom senso para se ocupar com isso.


Espero a sua resposta.

9 comentários:

  1. Muito bom e importante sua postagem.Parabéns.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal existe legislação e normas comunitárias, muitas e várias, de texto complicado, forma eficáz para o seu não cumprimento. Mas há um sistema simples e que funciona: Quem vende novo é obrigado a recolhar o usado, o inútil ou avariado. A questão é outra, esta: http://lixoeletronico.org/blog/diretiva-europeia-sobre-residuos-eletronicos-e-atualizada-para-evitar-exportacao-ilegal

    ResponderExcluir
  3. Malu,

    A lei está aí.
    É a Lei nº 12.305/2010, de 2 de agosto de 2010, que foi criada para disciplinar a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais, entre outros. A legislação determina um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a facilitar a coleta e o retorno dos resíduos sólidos aos seus geradores para que sejam tratados ou reaproveitados em novos produtos, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos. A Lei institui o princípio de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, abrangendo fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.
    Essa Lei é praticamente a mesma utilizada em outros países.
    Aqui no Brasil a gente sabe bem que tem lei que “pega e as que “não pegam”.
    Para que essa lei funcione é necessário a criação de toda uma infra-estrutura e muita educação.
    Em nosso país os dejetos contaminados da área de saúde ainda são jogados no lixão. Alguém acredita que o Estado obrigue as industrias a se responsabilizar pelo lixo que criam neste processo de obsolencia?
    Eu não acredito.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. Malu
    Um post muito interessante.
    Onde vivo alguns dos comerciantes recolhem os usados quando entregam os novos, mas nem todos o fazem por estes lados isso não funciona com todos os comerciantes, isto por aquilo que conheço.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Gente estou adorando as informações. Lufe, tentei ler a lei em um site, mas o firefox disse que o site do governo federal não é seguro para minha navegação. O que eu faço com uma informação dessas?? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Malu,

    Por essa e eutras que eu duvido que se cumpra essa lei....rsrs
    Voce não viu agora o Ministro da Justiça coagindo a Policia Federal por ter algemado aqueles criminosos de colarinho branco?
    De Gaulle tinha razão....

    ResponderExcluir
  7. Malu, aqui, na Suécia, tem um lugar onde as pessoas colocam tudo aquilo que nao querem usar mais. Esse lixo nao pode ser colocado junto com restos de comida e papelao.
    Outro dia, uma amiga tailandesa me falou assim: Eu estava pensnado em comprar uma tv, mas, eu soube que tem um lugar em que podemos encontrar uma em bom estado sem pagar por isso. Vc sabe disso, Grace?

    Sim...eu sabia, mas os suecos nao fazem isso. Eles jogam lá e os imigrantes é quem pegam...
    Dias felizes.
    Ah, ficarei um mês sem te dar noticias....Beijos e dias felizes

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, em nosso país a reciclagem desses itens eletrônicos não é feita. Eu também fico doida com a quantidade de coisas que guardo nas gavetas, sem saber o que fazer com aquele telefone antigo, celulares, coisas desse gênero.
    O filme do robozinho é muito legal por isso, mostra o que num futuro próximo estará a terra mergulhada.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir