"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

O escritor e a cigarra



Foto: Malu Machado
Giverny na Primavera - Foto: Malu Machado
Escrevo porque preciso. Como você que pinta colore o mundo com suas tintas, rabisco meus cadernos com meus pensamentos. Nem sempre tão interessantes, mas que brotam de mim.
É difícil ser original em 2013. Tudo já foi dito, idealizado, concretizado. É difícil surpreender.
Quando uma ideia surge, escrevo de uma sentada, sem muito rever. A ansiedade é própria da minha essência e estaria sim presente em meu modo de se expressar. Talvez por isso tenha a aparência tão calma. 

Não carrego nada, assim que sinto, me confesso. Ou explodo. Temperamento bem feminino de quem não sabe guardar segredos. Nem os bons, nem os maus. Espalhar sentimentos, sentir na pele, apurar os cinco sentidos. Como menina redescobrindo a Terra a cada dia. Sem isso, feneço, perene, mas vazia. Necessito do novo para me sentir viva. Necessito de redescobertas. Por isso, preciso caminhar mais devagar. Para ter tempo de descobrir o musgo por trás da pedra. Como viver sem ter encontrado este tesouro? !

Por vezes me sinto como uma cigarra que canta sem rumo. Não quero mais acordar de hora marcada, preciso escrever. Preciso escrever para respirar. Preciso me reencantar pela vida.


Canto para a Primavera

Retire o olhar cansado, desarme os ombros.
Durma três dias seguidos e então reviva.
Comece como um recém-nascido.
Não busque a luz forte do meio dia,
Mas a claridade amena dos primeiros raios de sol.
Então perceba as sutilezas ao seu redor,
Descubra as joaninhas, os caminhos das formigas,
As flores que desabrocham um pouco mais a cada dia.
Sorria com seu cachorro, afague o seu amor,
Faça amor sem hora,
Entregue-se ao tempo sem tempo da criança,
Hoje, deixe a agenda na gaveta da sala e ande descalça.
Faça um bolo ao final da tarde, sente-se ao ar livre e delicie-se com sua produção.
Veja os pássaros buscando abrigo.
O sol já vai se por.
Então, procure as primeiras estrelas no céu. Mercúrio, Saturno, Venus. Eles estão logo ali, basta olhar.
Dê um abraço em um amigo, sorria, escute. Escutar faz toda a diferença. Ser escutada também.
Durma feliz.
Abrace a vida e renasça.



8 comentários:

  1. "É difícil ser original em 2013. Tudo já foi dito, idealizado, concretizado. É difícil surpreender.". Somos originais no sentir, isso faz do teu texto único

    ResponderExcluir
  2. Minha querida

    Desculpe entrar assim, mas passei e gostei de tudo que aqui li e tomei a liberdade de seguir, para poder voltar mais vezes.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  3. Mas a vida é uma primavera.
    Sempre estamos renascendo,
    igual a primavera,
    depois de um tenebroso inverno!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Lindo minha querida, aqui estamos a começar o Outono, a vida é como todas as estações do ano, umas com ou menos cor, com mais ou menos frio, a vida é isto Malu adorei.

    beijinho e um flor

    ResponderExcluir
  5. Há mto tempo não venho no seu Absinto!rsrsrsrsr...Fiquei encantada com sua crônica.Então vamos renovar o novo! Vamos redescobrir! Bj linda!!

    ResponderExcluir
  6. olá, vc comentou num texto meu no blogueiras feministas, aquele blog não é meu, mas de um grupo, e fui convidada a publicar lá o meu texto, qdo o publiquei em minha página do face... rsrs... já tem algum tempo, mas só agora voltei das minhas férias e pude vir aqui visitar sua página, primeiramente adorei a descrição do blog e quanto a esse ultimo texto, me identifiquei muito com tamanha intensidade, pq eu sou assim como vc descreve!!! A propósito, é sagitariana?! rsrs... bjinhos e depois volto aqui mais vezes ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Malu!
    Este seu texto é muito inspirador para este início da primavera e eu estou justamente precisando fazer isso mesmo, recomeçar, reinventar os dias.Tentei fazer desta forma quando viajei em março e ia passar uns dias na França, mas para conhecer desta vez Giverny na primavera e não pude, fui impedida no meio do caminho, ficando doente em Munique, e assim minha primavera foi interrompida e vim às pressas pro Brasil, não vi nada florido como tinha idealizado. Agora, a nossa primavera está aí e pretendo retomá-la, comecei hoje, vamos ver se ao final dela ficarei melhor.
    Linda sua foto, amei!
    beijo grande carioca


    ResponderExcluir