"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

sábado, 17 de julho de 2010

As cidades e seus lugares secretos

Os sites na internet estão repletos de dicas de onde devemos ir quando conhecemos uma nova cidade.  

O roteiro para as melhores compras, os mais saborosos restaurantes, tudo devidamente rastreado para cada tipo de gosto.

Isto garante uma boa estadia em qualquer lugar, não há dúvidas. Mas onde fica o espaço para o improviso?

Sabe aquele gosto de burlar a fila da excursão, fugir do grupo e descobrir sozinho aquele restaurante tailandês? Fazer uma caminhada e, de repente, deparar com aquela cachoeira que não consta no mapa da reserva?

A melhor parte da viagem é o desbravamento, é sentir-se como os antigos navegadores ou como um bandeirante saído dos livros de história.

A tequila sorvida de um bar mexicano enfronhado numa rua sem saída de um bairro inglês, o anúncio de Vende-se Cuscuz, pregado em uma casa solitária do subúrbio de Curitiba.

Cada cidade, por menor que seja, tem seu encantamento e, se estamos abertos a ela, ela te mostrará um labirinto de possibilidades.

Recantos ardilosos, singelos, sujos, sombrios, sofisticados, acolhedores, lugares onde podemos nos sentir em um centro cosmopolita ou perdidos no meio da poeira de uma cidadezinha esquecida pelo censo do IBGE e pelas antenas de telefonia. 

Não importa qual, esses lugares podem transformar nosso DNA humano.

Ando cansada de viagens programadas. Jogo minha moeda na fonte mais próxima na esperança de que caminhos inusitados me sobressaltem.

7 comentários:

  1. Eu detesto excursão! Nada como fazermos os nossos próprios passeios, na hora que bem entendemos.

    ResponderExcluir
  2. Bem-vinda, Kelli, bom te ver por aqui. Olha, até acho que viajar em excursão pode ter lá seu charme. Afinal, viajar com desconhecidos pode ser uma grande aventura. Mas pode estar certa de que sempre vou dar um jeitinho de personalizar o meu roteiro.

    ResponderExcluir
  3. Malu, adorei isso!
    "A melhor parte da viagem é o desbravamento." Falou tudo. Quando viajo, gosto de ter em mente certos lugares que eu PRECISO conhecer, mas não há nada mais mágico do que andar sem rumo, câmera nas mãos, olhos e ouvidos atentos a tudo, me maravilhando a cada esquina. Quando viajo, quero me surpreender! Viajar transforma.
    Também adorei a foto das janelas e portas-balcão coloridas! Curto muito esses detalhes pitorescos. De onde são?
    Beijão...

    ResponderExcluir
  4. Em tempo: excursão, pra mim, só se for pra um desses lugares onde é impossível ir por conta própria. Do contrário, prefiro ir só com meu par e descobrir tudo sozinhos. ;-D

    ResponderExcluir
  5. Amiga, lembrei-me da viagem que fizemos a Parati, e do restaurante Tailandes que não deixei você descobrir. Lembra?
    Beijos.
    Mara

    ResponderExcluir
  6. Malu! Prazer te conhecer!Adorei teu blog.
    Com certeza a melhor parte da viagem, numa excursão, é o dia livre.Nunca vou esquecer a tentativa de desbravar o interior da Bahia num carro alugado, saindo de Porto Seguro e querendo chegar em Ilhéus, sem ter a mínima noção de qual direção seguir.5 loucos sem um mapa sequer.Em 1998, nem GPS existia.Saudades de Belmonte, uma cidadezinha as margens do Rio Jequitinhonha, confins, dos confins do interior de Porto Seguro...Melhor almoço do pacote,num restaurante "caseiro" em que as mesas eram dispostas entre os móveis da sala de visitas da dona do local.Aventura, com certeza, fora do roteiro tradicional, ou seja, a mais emocionante!

    ResponderExcluir
  7. Verdade, Malu. O bom de fugir de roteiros é que o mesmo lugar pode se tornar novo em cada "desbravamento" e, assim, as emoções também são renovadas.

    ResponderExcluir