"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

domingo, 29 de agosto de 2010

Beleza Áurea

Foi Marcos Vitrúvio Polião, arquiteto e engenheiro romano que viveu no século I a.C. quem primeiro concebeu a idéia da Proporção Áurea.

Denotada pela letra grega φ (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618, este é chamado o número da perfeição, freqüente em pinturas renascentistas. Leonardo da Vinci representou a descoberta de Vitrúvio em seu famoso desenho intitulado Homem Vitrúvio.




A Proporção Áurea está envolvida com a natureza do crescimento. Phi pode ser encontrado na proporção das conchas, seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento. 

O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.

Este pequeno vídeo de Cristóbal Vila acaba de chegar no meu e-mail acoplado a um outro que mostra a beleza de um parto humanizado usando uma técnica de relaxamento e contato com a criança através da emissão de sons pela mãe em toda a gestação e durante todo o trabalho de parto.

Cristóbal nos remete à beleza da perfeição matemática presente na natureza capaz de construir com bilhões de células que multiplicadas de maneira exponencial irão gerar uma espiral que dará forma a uma simples concha. A mesma Proporção Áurea está presente nas asas de uma libélula.

A beleza e o mistério da vida sempre irá fascinar a humanidade, no que diz respeito às pessoas que têm olhos para ver e sentidos para seguir se surpreendendo com os pequenos milagres que nos rodeiam.

O vídeo Nascimento Encantador, fala de uma matemática ainda mais improvável, de horas de espera em um mundo em que a agilidade dos fatos nos faz acreditar que qualquer espera é inútil 


(como se na natureza tudo não fosse uma espera constante até que novas vidas tomem forma, até que as estações cumpram o seu ciclo milenar). 

Nascimento Encantador fala do respeito à mulher por suas escolhas. Este acontecimento não é um modelo a seguir, mas uma química possível.

Depois de assistir aos dois vídeos, veio à minha mente um pequeno texto de Jorge Luís Borges que reproduzo abaixo.


ARGUMENTUM ORNITHOLONGICUM

Fecho os olhos e vejo uma banda de pássaros.
 A visão dura um segundo ou talvez menos; não sei quantos pássaros vi. Era definido ou indefinido o seu número? O problema intercala o da existência de Deus. Se Deus existe, o número é definido, porque Deus sabe quantos pássaros eu vi.

 Se Deus não existe, o número é indefinido, porque ninguém pode fazer a conta. Nesse caso, vi menos de dez pássaros (digamos) e mais de um, contudo não vi nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três ou dois pássaros.


Vi um número entre dez e um que não é nove, oito, sete, seis, cinco etc. Esse número inteiro é inconcebível; ergo, Deus existe.

Um comentário:

  1. Olá, Malu.

    Muito bacana o vídeo. É instigante ver estas equações matemáticas presentes na natureza. Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir