"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

domingo, 24 de abril de 2011

Aos portugueses, com carinho



Nesta data, eu tinha apenas cinco anos de idade a serem completados no mês de setembro. Mas vivi aqui no Brasil à sombra de uma ditadura. Pouca idade, mas a mente atenta, ainda percebi muitas coisas. Ouvia conversas entrecortadas dos adultos, o silêncio velado nas multidões. Era proibido pensar.
Minha homenagem ao povo português e a todos os que viveram e vivem sobre ditaduras. Ditaduras silenciosas, camufladas de democracia, ditaduras assumidas, religiosas, econômicas. Por vezes, os olhos de criança enxergam mais, quando os adultos estão cansados da labuta. Por vezes, os olhos experientes dos mais velhos servem para orientar aos mais novos o perigo que não é tão aparente. Este é o ciclo da vida.
A história precisa ser lembrada, sempre. Por isso, hoje dedico cravos a todas as lutas pelo bem comum. Como disse Pessoa, Tudo vale a pena...


12 comentários:

  1. Malu,

    Neste momento que Portugal vive uma das suas maiores crises da era moderna, com uma grande dificuldade política e econômica, descrença total nos dirigentes, enfraquecimento das instituições, corrupção enraizada profundamente, é preciso que o povo tenha muita união, firmeza e lucidez para buscarem uma solução que seja satisfatória e democratica. Compartilho com você a homenagem aos irmãos portugueses com a consciência de que somente eles poderão tomar as rédeas desta caminhada rumo a recuperação de seu pais.

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Malu
    Obrigado Lufe
    é assim como diz...
    Dos país irmão (ou filho?) sempre nos chegaram palavras e canções solidárias e de conforto. Chico Buarque fez "Tanto Mar" e "Fado Tropical". A essas canções junto agora o V. carinho. Obrigado.

    Temos esperanças renovadas, pois recentemete a juventude está tomando posição. Uma manifestação recente, mobilizada por um movimento independente dos partidos, mas que recebeu o seu apoio, reuniu em Lisboa 300 mil manifestantes. Darei noticia de um manifesto seu, mais logo, no meu blogue.

    Abraço a ambos

    ResponderExcluir
  3. Malu
    Fui apanhada de surpresa com teu post, jamais imaginei que o meu post iria originar esta tua homenagem a Portugal, fiquei sensibilizada. Muito obrigado Amiga.
    Obrigado Lufe
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Nos visitamos tão pouco e nem sei porque. Seus textos são lindos, envolventes, adoráveis. Estarei mais vezes por aqui, certamente.

    Comovente carinho à Portugal.
    Boa semana.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Malu, bem lembrado.

    Olha, posta essa foto no FLOWERS FROM TODAY
    www.flowersfromtoday.blogspot.com



    beijos e dias felzies



    Eu vou-te mandar um email.

    ResponderExcluir
  6. Linda e merecida homenagem aos nossos amigos portugueses. beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Um hino à liberdade é sempre um hino contra o policiamento do pensamento.
    http://www.youtube.com/watch?v=xyN1A2IOtbA
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Viva a Portugal!
    Via a conquista da liberdade!

    BJs.

    ResponderExcluir
  9. Bem haja!

    Apesar do momento, apesar do desencanto...Abril será sempre Abril...

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  10. Sua postagem veio a calhar ao povo Portugues que no momento passa uma uma séria crise.
    Eu já passei a postar sempre uma homenagem a Portugal quando mudo minha postagem.
    Entra sempre Brasil e Portugal .
    Um povo de uma educação esmerada.
    Uma excelente semana beijos e beijos,Evanir.
    www.aviagem1.blogspot.com

    www.fonte-amor.zip.net

    ResponderExcluir
  11. Oi Malu!

    Faço minhas as suas palavras, rendo junto contigo homenagens aos portugueses! Torço imensamente para que saiam logo dessa crise que assola o país e os deixa desesperançados. Que lembrem de abril de 1.974.

    "Sei que há léguas a nos separar
    Tanto mar, tanto mar
    Sei também quanto é preciso, pá
    Navegar, navegar"

    Nas belíssimas palavras do poeta Chico Buarque, deixo-te um beijo,

    Carla

    ResponderExcluir
  12. Na revista Aventura na História saiu as revoluções com os nomes de flores, senão me engano, tinha mais de dez com nome de flores...

    Fique Deus, menina Malu Machado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir