"Absinto" é uma bebida destilada feito da erva Artemisia absinthium. Anis, funcho e por vezes outras ervas compõem a bebida. Ela foi criada e utilizada primeiramente como remédio pelo Dr. Pierre Ordinaire, médico francês que vivia em Couvet na Suíça por volta de 1792.É também conhecido popularmente de fada verde em virtude de um suposto efeito alucinógeno. Absinto, o blog, é um espaço para delírios pessoais e coletivos. Absinte-se e boa leitura.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Metamorfose feminina



Ir ao médico é como consultar um sarcedote, um mediador entre os homens e a Divindade, capaz de orientar sobre os males do corpo e da alma. Assim a profissão foi forjada e assim ainda impera em nossa sociedade, mesmo que o paciente seja totalmente ateu.

Ele, o médico, detém um conhecimento que você não tem. Por isso só te resta a condição de entrega e de ser... paciente.

É como a relação de filho e mãe. Eu mando, você obedece. No entanto, qual é o filho que ao crescer não descobre que todo o saber de seus progenitores tem falhas? Ao tomarmos consciência de nossas imperfeições, encontramos, enfim, o livre arbítrio.

E diante a peregrinação a alguns consultórios, descubro revoltada que meus sarcedotes não são deuses! Começo a ouvir frases antes impensadas: “Não sei”, “vamos ter que investigar”, “virose”, “é hereditário”. Mas a pior e mais indefinida das respostas, aquela que dói na alma feminina é ouvir de quem quer que seja: “São os hormônios”.

Mulher é sinônimo de vulcão em atividade. Quem pensa que eles, os “hormônios”, aquietam-se após a menopausa, se engana. Então, desde que entra em seu primeiro ciclo menstrual, a mulher está fadada a ouvir: “são os hormônios”. Com se isso fosse o bastante, como se isso acalmasse e respondesse nossos humores.

Quem sabe são eles, “os hormônios”, os responsáveis pela nossa feitiçaria?  Chorar, brigar, entrar em uma grande melancolia, achar que vai morrer e um segundo depois perceber-se como a mais poderosa dos mortais na face da Terra.

Essa constante montanha russa assusta não só os homens, caros companheiros, mas às mulheres também. Insegura, irritada, mal-humorada, amável, sensível, pegajosa. Todos os papéis me cabem no espaço de trinta dias.

Enquanto a ciência continuar a se furtar em nos esclarecer termos como “viroses” e “hormônios”, a nós, homens e mulheres, restará aquela palavrinha irritante: resiliência. Perdoem-me o baixo calão, mas F..., porque, como diz uma amiga minha, depois de uma certa idade, não existe TPM, existe TPS – Tensão Para Sempre. E aí? Como fica, doutor?


Aviso da lua que menstrua / Elisa Lucinda

Moço, cuidado com ela!
Há que se ter cautela com esta gente que menstrua...
Imagine uma cachoeira às avessas:

Cada ato que faz, o corpo confessa.

Cuidado, moço

Às vezes parece erva, parece hera

Cuidado com essa gente que gera
Essa gente que se metamorfoseia
Metade legível, metade sereia.
Barriga cresce, explode humanidades
E ainda volta pro lugar que é o mesmo lugar
Mas é outro lugar...


8 comentários:

  1. Malu, que texto lúcido e verdadeiro, cheio dos meus dilemas de cada dia. :-)

    bjs

    ResponderExcluir
  2. "Há que se ter cautela com esta gente que menstrua..."

    É uma grande verdade!.....rsrs

    Essas alterações de humores é que nos levam a nos encantar com o universo feminino.
    Elas são instigantes, misteriosas, sensuais e .....megeras.

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Cuidado com a lua,
    sou eu, nesse mundo mesquinho,
    um homem que menstrua.

    ResponderExcluir
  4. Um texto bem interessante, mas as mulheres serão, sempre maravilhosas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Nossa Malu, que dádiva ter vindo aqui, primeiro porque amei seu texto e a comparação corretíssima e para mim muito poética e bela do médico com o sacerdote... muitos médicos deveriam ler seu texto viu!
    Mas muitos o são mesmo, e deveriam ler para se sentirem elogiados e reconhecidos!

    O Segundo motivo é que eu AMO este poema da Elisa Lucinda! Amo de Paixão e desta vez levo-o comigo pra não perdê-lo mais!

    E claro, vim te ver né que nunca venho sempre aqui.. sou ainda meio desorganizado com as visitas, mas este Absinto aqui não esqueço não!
    Bjus!

    "Mulher é sinônimo de vulcão em atividade. " Poesia Pura isto!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu texto.
    Se pensarmos pelo lado bom, a variação de humor das mulheres e os hormônios são a nossa graça. O que me fez lembrar deste vídeo do Deleuze:

    http://www.youtube.com/watch?v=OlnJL4Mv1vM&feature=player_embedded

    Vale a pena assistir!!

    até mais
    beijão

    ResponderExcluir
  7. Acho que os hormôniosa fazem a diferenca

    OLha, eu te mandei um email. Vc recebeu?
    bjs e dias felizes

    ResponderExcluir
  8. Realmente a TPM é uma coisa que assuta qualquer um, mas a mulher também é o seu coração e isto não é uma fúria...

    Fique Deus, menina Malu Machado.
    Um abraço.

    ResponderExcluir